domingo, 27 de março de 2011

Ilha da Armona - Olhão

 Mais um fim de semana em trabalhinhos na Ilha da Armona, onde o DX não teve lugar. Fica uma foto do pôr do sol sobre olhão tirada do QTH de férias.

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT

sexta-feira, 25 de março de 2011

RTTY - o meu modo mais fraquinho...

O meu modo com menos DXCC trabalhados/confirmados sofreu hoje um ligeiro aumento. Lá consegui fazer um "new one" em RTTY.
V8 marchou cá com uma pinta!!! Em 14089 MHz e a escutar UP2, foi "first call".
O homem chega que nem uma bomba. 9+20db por volta das 16:00h.

Depois de uma semana para esquecer no que a DX diz respeito, valeu a sexta-feira à tarde para fazer o gostinho ao dedo. Além do V8 em RTTY ainda consegui trabalhar  4 WFF's, sendo dois ONFF e outros dois DLFF.

Com um fim de semana propício à batota, propício a que alguns encham o seu ego com aquilo que não são e que não valem e propício também a quem alguns desses alguns, venham depois com caganças sobre umas coisas mas escondem-se "atrás das pedras" com outras, essas sim verdadeiras, nada como nem ligar o rádio.
Belo fim de semana para descansar.

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT 

quinta-feira, 24 de março de 2011

4A4A - O rescaldo...

Este 4A4A ficou-me "atravessado".
O contacto dos 160m que não fiz sabe-me assim como que a... "azelhice com molho bêchamel acompanhado de Paella com um trago a Arroz à Valenciana".
Não consigo perceber como é que uma expedição de Europeus, na hora do nosso "Sun Rise" ou do "Gray Line" se digna a tralhar 160m em RTTY. Em RTTY.....
É que não foram nem dois nem três dias. Foram quase todos!

De resto, foi uma expedição que se recomenda a todos os níveis:
1- Poucos operadores, mas bons! Quando há muitos atrapalham-se uns aos outros e ainda pior se esses muitos não percebem nada da coisa;
2- Inúmeras vezes a chamarem "Only EU - Europa" contra os que também inúmeras vezes acusam as expedições e expedicionários de "Caça ao dollar". Na Europa há Euros (por enquanto). Estes que acusam e que na sua maioria nem aos cartões do bureau respondem...
3- Um logonline constantemente actualizado, que nos permitia consultar as nossas slots trabalhadas;
4- Uma página Web bastante agradável e com  a informação necessária;
5- Um QSL Manager de confiança e amigo pessoal
6- Um Web Master super competente e também amigo pessoal
7- ...

Tanto o QSL Manager (EB7DX) como o Web Master (EA7HEG) são pessoas que conheço pessoalmente e a quem tenho grande estima. Já fizemos actividades conjuntas e temos mais planeadas, o EB7DX é a quem me dirijo quando preciso de alguma coisa relacionada com radioamadorismo em Espanha e vice-versa, o EA7HEG é o criador e manager do EAFF, ou seja, do diploma dos Parques Naturais de Espanha a quem tive o gosto de ajudar na criação do mesmo, pois como é sabido o DPRN - CTFF que eu criei foi o primeiro diploma nacional a ser lançado e reconhecido pelo comité do WFF em todo o mundo, excepto logicamente do diploma Russo que "joga em casa". Também aqui fomos pioneiros...

Foi uma expedição que só não trabalhou quem não quis. Consegui as bandas todas excepto os 160m e os modos todos.
Os 40m foram trabalhados em QRP nos 3 modos (CW, SSB e RTTY).
Segue a imagem das slot trabalhadas:



Obrigado a todos os que possibilitaram estes contactos. O meu cartão vai seguir directo com uma generosa ajuda monetária, pois só quem não sai do sofá é que não sabe as despesas inerentes a qualquer saída de casa, mesmo que seja já ali para o lado.

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT

segunda-feira, 21 de março de 2011

À falta de DX...

À falta de DX, a malta sempre ri um bocadinho



73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT

domingo, 20 de março de 2011

DX zero

Com um tempo destes a malta quer é praia. DX zero...
Sexta 18, Sábado 19 e Domingo 20 foram dias de Ilha da Armona e o rádio ficou em casa.

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT

quinta-feira, 17 de março de 2011

ARRL DX Contest

Hoje recebi o diploma da minha participação no concurso ARRL DX CW Contest 2010.
Se recebi  o diploma é porque ganhei qualquer coisa, ou melhor, qualquer categoria!
Fiquei em primeiro na categoria de "SINGLE OPERATOR 20m CW PORTUGAL", ou seja, primeiro lugar em Portugal na categoria de operador único em 20 metros CW.
Mas... ao analisar as tabelas de resultados deparo-me com o seguinte: Não há mais ninguém classificado na minha frente, o quer dizer que fiquei em primeiro e ganhei. Mas também reparo que não há mais ninguém classificado atrás de mim, o quer dizer que fiquei em último e perdi.

Afinal... ganhei ou perdi? Fiquei em primeiro ou em último?? A que conclusão se chega??
"Elementar, meu caro Wattson" como dizia Sherlock Holmes. Nem uma coisa nem outra. A conclusão é que fui o único participante na categoria e como tal venci-a.
Como vêem, é fácil ganhar um concurso.... com uns miseráveis 47 contactos num concurso de 48h.

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT

quarta-feira, 16 de março de 2011

O fim da Macacada...

O fim da Macacada... que é como quem diz, o 4A4A está quase a acabar!
Foi anunciado na página WEB da expedição que a mesma passará a QRT no dia 18 em vez de dia 20 como havia sido anunciado inicialmente.

Depois de mais uma madrugada de insucesso nos 160m, onde mais uma vez os operadores de serviço se dedicaram ao RTTY, resta-me uma derradeira oportunidade para tentar escutar e obviamente trabalhar a expedição nesta banda. Nesta próxima madrugada não poderei tentar a minha sorte por motivos profissionais e quase que aposto que é mesmo dia 17 de Março que eles vão fazer CW em 160m.
Dia 18 e último, lá estarei novamente pois a 19 começam a desmontar as antenas deixando apenas uma estação operacional até dia 20  e não será certamente a estação de 160m.

Uma madruga de DX para esquecer, ou melhor, uma madrugada de não DX. Nada!!!
Haviam umas figurinhas nas bandas baixas mas todas elas já trabalhadas.
O log foi actualizado e já fomos ultrapassados por vários países da Europa. É que nem 100 CT's estão no log.
Como se diz em Olhão "Deslarguem a net móósss...." Deixem de ler estes disparates e vão chamar CQ... hehe...

Com excepção dos 160m a expedição está acessível a todos mesmo para as pequenas estações. Fiz os 3 contactos em 40m (SSB, CW, RTTY) com 40watts no máximo.

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT

terça-feira, 15 de março de 2011

Mais uma tentativa frustrada...

15:50 utc

Depois de mais uma madrugada no shack, com despertador a tocar na hora que supostamente seria a mais indicada para trabalhar o 4A4A em 160m, acontece que mais uma vez (assim como ontem) os OM's lá para os lados do pacífico não quiseram nada conosco. O Tsunami que por lá passou deve ter causado algum efeito colateral nas massas encefálicas de quem decide  o "band plan".
Não lembra a ninguém que na hora do nosso SUN SET (SS), uma DX'pedition trabalhe a banda dos 160m, primeiro em SBB e depois logo de seguida em RTTY. 160m em RTTY na hora do SS Europeu? (como se diz em Olhão, mas a quem é que eu vou contar isto) (*)

(*) de notar que os OM contam com pouco mais de 30 estações Europeias nos logs em 160m. Não seria de esperar e de todo aconselhavel que trabalhassem em CW nas horas do SS? Mas isto sou eu a dizer que não percebo nada disto....

Com esta táctica vão trabalhando cada vez mais do mesmo, ou seja, USA.

Hoje e mais uma vez lá escutei o tal OM espanhol que me referi num post anterior um tal de EA7O# a chamar pelo 4A4A em 160m tanto em SSB como em RTTY. Chamava uma vez e calava-se, voltava a chamar passados 30 segundos e calava-se. O mesmo tipo de operação em RTTY. Já havia feito o mesmo noutro dia em CW e o que é certo é que ele está no log.
Entretanto e enquanto o teatro de operações se passa ainda em SSB um outro colega espanhol EA5## depois de uma chamada do EA7, perguntou em simplex se ele os escutava. Resposta: "Nada, solo ruído". Que dizer? Nada...

Mas como normalmente acontece, as madrugadas nunca são perdidas. Não trabalhei (uma vez mais) o 4A4A em 160m, mas trabalhei-os em 80 e 40m em RTTY e ainda HK e ZL em 80 que foram ambos "New One" em 80m. Como se não bastasse ainda consegui o BU2AQ em 12m que havia contactado dias antes quer em 160, quer em 30m e logo "new one" nas 3 bandas.

Conclusão: Queres DX? Queres fazer alguma coisa de jeito? Levanta o esqueleto da cama cedinho...

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT

domingo, 13 de março de 2011

Domingo fraquinho de DX

20:12 utc

O domingo não começou bem (falando de DX).
Um trovoada daquelas a que já me vou habituando por estes dias. Antenas desligadas e relâmpagos a dar com um pau. A manhã valeu zero.

Depois de almoço o tempo melhorou liguei as antenas e lá fui à caça. Disparo a qualquer coisa que mexa, excepto a "doninhas fedorentas" que por vezes aparecem, felizmente poucas vezes, muito poucas!
Um vértice Espanhol, um parque Bósnio mais outro Irlandês, um IOTA de VK4 e Indonésia nos 12m foram os DXs da tarde.

Como não havia nada de jeito no rádio e como já tinha a quinta do farmville tratada (hehe...) resolvi ir para a rua dar um avanço nas antenas que estou a preparar. E dei um belo avanço.

Agora pelo noite, saiu no DX cluster um spot de A92IO em 160m. Era pais novo na banda e como já o tinha trabalho há dias nos 80m que também foi novo seria uma óptima oportunidade para confirmar o A9 nas duas bandas que me faltavam.
Consegui o contacto e já ganhei o dia. Com este contacto os 160m já levam 140 DXCC dos quais 137 confirmados. Nada mau para um dipolo miserável a com o balun a 14 metros do chão e ambas as pontas as 50cm e sem falar nas nem sei quantas Oliveiras onde o dipolo lhes passa por dentro... é o que se pode arranjar!

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT

sábado, 12 de março de 2011

Mais uma noite em branco

Desta vez acertei o despertador para as 5 da manha. Acordei pouco passavam das 4 e resolvi  vir ao shack.
Haviam spots de 4A4A nos 160m, mas de USA o que aqui para nós não quer dizer nada.
E na frequência habitual só se escutava o QRM também habitual. Ainda por ali fiquei um pouco mas rapidamente me apercebi que era tempo perdido.
Saiu um spot dos OM's em 40m SSB.
Já tenho 40 SSB confirmados de uma outra expedição, mas com o 4A4A não tinha ainda 40m trabalhados.
Como tenho o balun da direccional queimado e como não é nada fácil substitui-lo tenho andado já algum tempo sem 40 metros. Tentei  reduzir o PWR do radio para 50 ou 40w e com o seu antena tunner lá retirou o SWR.
Chamei duas ou três vezes e fiz o contacto. Diga-se que só fiz porque os OM's chamam CQ CQ e ninguém respondia senão não tinha feito de certeza.

Voltei aos 160m e continuava  a não escutar nada. Mas não era só eu. Haviam mais europeus a "reclamar" e a perguntar no cluster se o 4A4A tinha as antenas enterradas hehe.... são daquele tipo de comentários que não levam a lado nenhum, mas enfim... por vezes têm piada o que foi o caso.

Como já eram umas 6 da manhã e o dia já clareava resolvi aproveitar o que restava do meu "cedo erguer" e fui para 3505MHz chamar CQDX. Primeiro contacto 5T0JL. Já tenho confirmado, mas é sempre agradável escutar uma estação que parece que é a única actualmente no pais a responder a uma chamada nossa. Afinal de contas o DX ou a FIGURINHA era ele.
Fiz uns quantos colegas de USA e terminei com o VP5/VE3OP a responder à minha chamada. Mais um DX ou FIGURINHA que respondeu a uma chamada minha. É também por estas coisas que por vezes perco imenso tempo em CQ sem fazer um contacto, mas quando aparecem contactos deste tipo compensa-me o tempo de CQ. Gosto disto... como se diz algures aí pela net.

Nasceu o sol e acabou-se os 80m. Fui dormir!!!  Voltei ao radio pouco passava do meio dia depois de uma bela voltinha de BTT. Trabalhei 4 parques naturais e queria escutar os colegas do CR5WFF que estão na Serra de Sintra, mas não chegam cá abaixo. Vou andar com atenção pois gostava de fazer o contacto apesar de também já ter o parque confirmado primeiro pelo amigo CT1CQK, também pelo CT1BWW e creio por mais um colega LZ que por vezes lá vai.

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT

sexta-feira, 11 de março de 2011

Isto começa a ficar mau...

10:41 utc

Hoje não vim para o shack de madrugada. De vez em quando há que "amansar" a chaladice se não qualquer dia  a YL rifa-me.
Já estive a analisar o log do 4A4A e começo a ficar "preocupado", pois apenas vejo 4 contactos em 160m para a Europa. Também menos bom é ver que mesmo os USA não estão a entrar lá muito bem em 160.
A expedição tem poucos contactos em 160m o que pode querer dizer muita coisa.
Consegui descobrir no log um dessas 4 contactos que é do nosso colega italiano IK5MEJ. Os outros 3 bem tentei vasculhar o log mas não encontrei. Provavelmente se for ao DXcluster e puxar os spots de 160m até descubro quem são os restantes 3 Europeus, mas para já não é prioritário.

No meio disto, há uma coisa que é positiva. Muito positiva até. Portugal está em 17º lugar na geral dos países que mais contactos fizeram com a expedição até à última actualização do log (11.Março pelas 03:46 utc)


(qualquer semelhança com outras coisas parecidas é pura ficção)


Conseguimos ter mais contactos que a Inglaterra, a República Checa ou até mesmo a Rússia. O engraçado é que sempre que as expedições são Espanholas, os espanhóis que ninguém os ouve nas outras expedições, parece que saltam debaixo das pedras.

Hoje as bandas estão ruidosas, QRN muito forte pelo menos aqui na minha zona. Chove que se farta e já se ouvem trovões o que me vai obrigar a desligar as antenas. Antes disso já trabalhei 2 Parques Naturais URFF-035 e HAFF-013 ambos em 20 metros em CW e SBB respectivamente.
É que eu e o meu grande amigo CT1CQK andamos ali taco a taco com o número de parques trabalhados e apenas um parque pode fazer toda a diferença (hehehe....)
Para já, coxiais desligados e vou esperar que a trovoada vá à vida dela.

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT  

quinta-feira, 10 de março de 2011

A antena de 160m funciona...

22:48 utc

A antena dos 160m até não está a funcionar mal. No primeiro dia sacou logo dois "new ones" CY0 e BV e por estranho que pareça ambos estavam CQ CQ sem ninguém a responder.
Consegui o 4A4A em 17m rtty e pouco mais há a contar deste dia fraco de DX.

Estou à espera da actualização do log do 4A4A para estudar a melhor forma de tentar fazer nos 160m, mas cá me parece que a EUROPA continua uma desgraça no log nesta banda.
Creio que esta madrugada não ponha cá os pés. Vou esperar mais uns dias a ver o andamento da coisa e estudar/analisar o que for "estudável/analisável" com o intuito de conseguir os 160m.

A ver vamos, assim diz o cego!!!

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT

Vim tentar o 4A4A em 160m

05:50 utc
Vim tentar o 4A4A em 160 metros. Não acertei o despertador, mas como normalmente acordo à hora que tinha pensado acordar, cá estou eu no shack. Já passa um pouco das 6 da manhã.
Tinha deixado o rádio na frequência habitual do 4A4A em 160m, split metido, linear afinado, bla bla bla....
Cheguei liguei o estaminé e ....... nada! Só ruído e com sinal de 9!

Como o ICOM 756-PRO2 tem o maravilhoso scoop (*) detectei logo algumas estações a chamar no split e a chegarem bem forte. Pudera... EA7O#, praticamente vizinho.
Fui ver os logs online e falta-lhe apenas 160m. De resto já trabalhou tudo e em todos os modos/bandas.
(*) scoop - a melhor coisa que o meu radio tem. Fazer DX sem scoop era possível? Era, mas não era a mesma coisa!!!!

Mas alguma coisa não batia certo. A emissão dele era: "INDICATIVO INDICATIVO 599" e repetia isto 4 a 5 vezes. Ou seja, ele estava a escutar o 4A4A tanto como eu (nada) mas há que tentar o contacto a qualquer custo e como são espanhois que estão no 4A até pode ser que o ouvissem e o registassem no log. Há quem trabalhe assim e não precisa ir muito longe. Só faltava meter um seu próprio spot no cluster a dizer que estava ali. Também há quem o faça...
As esperanças desvaneceram um pouco. Analisando o log chega-se a esta rápida conclusão:


Continent

QSOs

CW

SSB

RTTY

6

10

12

15

17

20

30

40

80

160


4.035
2.456
1.209
370
0
169
552
1.060
653
199
479
669
253
1

Ou seja, 4035 QSO para Europa e apenas 1 em 160m de um italiano creio. A coisa não está fácil! 

4A4A em 160m vai ter que ficar para outra oportunidade se a houver!
No entanto não dei a viagem como perdida. Saiu spot dos OM's em 80 SSB! Tinha feito CW na madrugada passada e fui ver o que se passava na frequência dos 80.
Não tenho antena para 80 SSB. A minha antena de 80 está afinada para CW e tem cerca de 5,0 (como se diz normalmente) de SWR. Nem pensar em usar linear.
Os OM's chegavam de estalo, ainda melhor que em CW. Split up5, chamei uma vez e escutei o sotaque espanhol "Fox Kilo agaimmmmm??"
Nem podia crer,  a sair com 100w, onde 50 ou 60 estavam a retornar devido ao SWR e o OM escutar-me à primeira???
Chamei logo em espanhol (hehe...) e fiz o contacto!!! Não fiz os 160m, mas vou satisfeito pelos 80 SSB.

Começou a escutar-se o CY0 em 160m, muito mal em simplex e com pileup. Consegui trabalhar, mas a muito custo.

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT

quarta-feira, 9 de março de 2011

Só podia...

05:15 utc


Pois....
Só podia mesmo. A chaladice só podia dar nisto.
Ao andar no ar a DX´pedition 4A4A (Revilla Gigedo) e ao me faltar este DXCC em 80 e 160 metros, há que estudar minimamente a melhor hipótese de os trabalhar.

Pelas tabelas de propagação a hora ideal para 80 metros seria entre as 3 e as 6 da manhã. Como é sabido as tabelas de propagação não funcionam lá muito bem nos 160 metros e mesmo que funcionassem, não tenho antena (por enquanto, pois ela está feita mas as sucessivas tempestades não têm permitido a sua montagem, mas acredito que ainda vá a tempo deste 4A4A).

Como ainda há uns bons dias de expedição pela frente não me preocupei em acertar o despertador como aconteceu na última grande expedição VP8ORK, em que até levei o PC portátil para a mesa de cabeceira ligado no DX Cluster para ver na horinha certa (quando tocasse o despertador) se os OM's andavam nos 80m evitando assim ter de me levantar com já tinha acontecido nas duas últimas noites.
Desta vez não acertei o despertador e deixei o caso entregue ao acaso. Por acaso acordei eram 04:40utc e resolvi vir até ao shack dar um espreitadela. Na noite antes já tinha deixado o radio na frequência usual do 4A4A em 80, linear afinado e etc...

Nem foi preciso ligar o PC. Liguei o radio e lá estava o 4A4A a chegar com 9 e a chamar EU (EU = Europa, não era a mim). Fez dois ou três contactos, apanhei o split e PIMBA... marchou!
Ficam a faltar os 160m. Vamos ver como corre.

Assim a chaladice deu frutos, quem corre por gosto não cansa e neste caso quem corre por gosto não tem sono. São 05:19 utc e com o DX trabalhado está na hora de ir dormir.




17:40 utc
Acabei de montar o dipolo de 160m! Depois de ter conseguido o contacto em 80 metros na madrugada passada fiquei com a pica toda. Está com uma banda passante de 40khz e com 1:1,5 swr de 1820 a 1860! Vamos ver o que dá.


73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT

terça-feira, 8 de março de 2011

Mais em 10 metros

Terminada a saga dos 10 metros apareceu no cluster um spot do 4A4A em 12 metros SSB. Já tinha em CW e até confirmado de outra expedição, mas fui tentar. A muito custo lá consegui fazer.


Embora pensasse que o dia estava encerrado, eis que rodo a antena para USA e até haviam uns sinalitos.
Em tom de brincadeira meti-me a chamar CQ em 28008 MHz (telegrafia para não variar).
Bons sinais de USA. Ainda trabalhei umas 25 ou 26 estações antes da propagação cair por completo e uma estação do brasil mesmo com a antena praticamente de lado.
2 Elementos yagi e na volta de 500w chegaram para o divertimento.
Estados trabalhados: VA, TX, KY, NC, RI, OK, OH, FL, WV, TN, MD, MO, NJ, NY, IN e AR. Nada mau!

Durante esta pequena actividade caiu um spot no cluster de 4A4A em 10metros SSB. Já tinha trabalhado em CW, mas a slot de 10m SSB estava em branco. Deixei de chamar em 28008MHz e fui espreitar a frequencia do DX com o outro VFO. Nada, não chegava nadinha.

Depois de terminada a actividade com a propagação nas últimas, resolvi fazer QAP na frequência do 4A4A 28475 MHZ. Por ali fiquei um pouco até que se começaram a ouvir ruídos algo estranhos, ou seja uma voz com sotaque espanhol a passar "Fái Nái". Eram eles...
Linear afinado, CT1IUA avisado e fomos os dois à luta. Consegui fazer e o CT1IUA fez de seguida. Ainda colocámos uns spot no cluster para que outros colegas portugueses pudessem tentar a sua sorte. Mais uma ou duas estações das Canárias e o "Fái Nái" desapareceu embrulhado no QRM.

Estávamos na hora certa, no lugar certo e  o log do 4A4A está aqui

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK, CU8AT

10 metros a bombar

Terça-feira, 8 Março 2011

Uma tarde de Carnaval chuvosa, nada melhor que ficar em casa.
Ao ligar os cabos das antenas que estavam desligados devido à forte trovoada que se abateu por estas zonas durante toda a noite e manhã e ao ligar o DX Cluster apercebi-me de grande movimentação nos 10 metros (28Mhz).

Como entusiasta da telegrafia, lá procurei uma frequência livre no segmento mais utilizado neste modo de emissão. 28023 Mhz!
Não foi preciso chamar muito para se formar um pileup engraçado e algo difícil de gerir. A constante falta de respeito por quem faz running e por quem tenta a todo custo realizar o contacto faz com que as estações se atropelem umas às outras. Nada de grave, mas por vezes aborrece!
Por momentos gerou-se alguma confusão por operadores menos pacientes que ao chegarem à frequência e se depararem com um pequeno pileup mesmo sem saberem quem está a chamar, querem que o operador da estação DX (que neste caso não era DX nenhum, era eu) lhes reponda imediatamente à sua pergunta tipo:"CALL?" ou qualquer coisa do género. Com isto interrompem o bom funcionamento e ordem do pileup.
Por azar, estes vulgarmente chamados de LIDS chegam sempre bem e com sinais superiores ao outros e das duas três, ou lhe respondia ou calava-me. Optei pela segunda.
Como bom LID que era lá ficou ele pacientemente à espera que eu voltasse (aqui já teve paciência) para voltar a fazer das suas. Solução: Ficou a "falar" sozinho!

Fui tentar o FM. Já há uns anos que não faço uns contactos em FM. Chamei, chamei, chamei e apenas apareceu um colega estrangeiro mas a viver em Portugal a escassos 30km daqui. Ninguém mais!

Faltava experimentar SSB. Lá procurei uma nova frequência que não estivesse em uso - 28465 Mhz!
Rapidamente se juntou ali uma data de malta. Estações romenas eram aos pontapés. Fiz mais de 10 de seguida nuns escassos 3 minutos.

Entretanto saiu um spot no DX Cluster de VP9 (Bermudas) em 10 metros CW. Seria "new one" para mim e lá fui tentar a minha sorte. Não escutei nada e voltei à "minha" frequência em SSB, mas ... já estava ocupada!

Resultado de uma horinha nos 10 metros: 55 contactos para SM, UA, UT, LZ, OH, LY, ES, OZ, 4Z, SP, OM, HA, SV, CT, PY e YO.

Pode ser que ainda se faça mais qualquer coisa hoje.

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK, CU8AT