segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

DL2AXM - Impressionante... Morse é vida!

 DL2AXM - Impressionante... Morse é vida!


Ontem realizou-se um dos maiores certames do radioamadorismo nacional. A "Feira da Rádio" de Moscavide.

Além dos artigos que se compram e vendem, esta feira tem um propósito especial para muitos dos radioamadores que lá vão que não propriamente a compra ou venda de material, como é o meu caso.

Encontrar amigos do rádio, pagar quotas da Associação Nacional de Radioamadores, entregar à Associação os nossos cartões QSL (postais que confirmam os contatos) para serem enviados para as Associações Nacionais dos outros países, ou irmos buscar os cartões QSL que os outros radioamadores nos enviam através das suas associações nacionais. A feira serve para tudo, até para comprar e vender rádios... ou chaves de morse, como foi o meu caso.

Adquiri a minha chave #17, a terceira da Hi-Mound Japan, uma HK-705. Já tinha a HK-707 e a HK-708.



Mas o que me leva a escrever este post não são as chaves de morse... tem realmente a ver com o morse, mas não com chaves.

Trata-se de um dos cartões de QSL que recebi ontem na feira. O cartão de DL2AXM.

Por si só DL2AXM não diz muito, ou mesmo nada! É um radioamador alemão com tantos outros milhares.

Mas, como tenho por hábito ler o que vem escrito nos cartões, qual não foi o meu espanto quando vejo o seguinte:


O dito radioamador alemão, de seu nome Franz, fez estes dois contatos comigo no decorrer do concurso Helvetia CW (ou seja, Suiça em Morse). Para os que estão mais ligados ao meio, sabem perfeitamente que os contatos em Morse realizados nos concursos não andam propriamente na lentidão. São realizados a velocidades já algo rapidinhas. Este SENHOR fez dois contatos comigo em Código Morse e até aí tudo normal. O que não é normal é este SENHOR ter 102 anos de idade. CENTO e DOIS e quase 70 como radioamador e continuar super ativo em telegrafia e a fazer concursos.

Fiquei contente ao receber e ver este cartão QSL. Fiquei muito contente. Fiquei quase tão contente como quando recebi o cartão QSL da Coreia do Norte (é mesmo verdade). Será um cartão de QSL que fará parte do meu Wall of Honor.

Irá para uma moldura e a para a minha parede.

Código Morse é Vida. CW4ever... Obrigado Franz. É com estes momentos que nunca me esquecerei do que o radioamadorismo nos dá.


73

Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT




2 comentários: