domingo, 24 de dezembro de 2023

CT1GFK/p & CT1ERY/p on air...

 CT1GFK/p & CT1ERY/p on air...


Após uma série de anos em que a estação de radioamador CT1GFK/p não saía para o ar, ontem, dia 23 de dezembro de 2023 foi quebrado o enguiço.

Eu e o meu amigo de infância, Rui Puga - CT1ERY, que podia dizer que foi uma dos impulsionadores pela minha passagem do CB para o Radioamadorismo lá pelos inícios dos anos 90,  fomos ativar um "Parque" válido para o POTA (Parks on the Air). Uma versão americana do extinto WFF, substituído pelo WWFF... onde Portugal através do seu DPRN - CTFF (Diploma dos Parques e Reservas Naturais) foi o primeiro pais no mundo a criar um diploma nacional relacionado com Parques Naturais e afins... mas essa história fica para outro dia.

Nos últimos meses, eu e o Rui ativámos "meia dúzia" de Parques aqui na zona. Chamemos-lhe "Referências" pois nem todas são Parques.

Desta vez fomos a Castro Marim que engloba duas referências válidas para este diploma (POTA). A CT-0052 Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA e a CT-0058 Rede Natura 2000 Sapais de Castro Marim.

Optámos por ir de tarde. Das outras vezes fomos sempre de manhã e os resultados foram melhores. Pode ter sido coincidência. Testaremos novamente.



O Rui operou em 20 Fonia e eu em 15m Telegrafia. Não há meio de por este moço a fazer telegrafia nas atividades 😎

Não chegámos a 100 contactos. Eu em CW (telegrafia) a usar uma bateria de LiFePO4 de 12Ah com a rádio a debitar 40w de potência e o Rui com o rádio alimentado pelo carro a debitar 100w. A bateria a 40w ainda aguenta cerca de duas horas em CW, o que dá perfeitamente para fazer 200 contactos, mas estava a fazer demasiadas chamadas sem respostas, logo bateria a "morrer" sem o score a aumentar.








O Rui optou por operar de dentro do carro e eu fui para as mesas de pic-nic existentes junto à sede desta Reserva Natural a umas escassas centenas de metros da fronteira junto à Ponte do Guadiana.



A propagação estava fraca e diga-se que as nossas condições também não eram as melhores. Por norma utilizamos antenas Loop de onda completa, mas ontem como já era tarde optámos por não demorar tanto tempo na montagem das antenas.

Realizámos contactos para toda a Europa e alguns para os Estados Unidos, principalmente nos 15m CW que, assim do nada, apareceram e desapareceram. Ainda deu para uns 20.





Provavelmente ainda iremos a alguma outra referência antes do final do ano.

Deixo o vídeo da última atividade que fizemos neste mesmo sítio há cerda de 14 anos atrás.



73 

Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT


Sem comentários:

Enviar um comentário