quarta-feira, 29 de novembro de 2023

CR6A - Concurso CQWW 160m CW 2010 (Telegrafia)

CR6A - Concurso CQWW 160m CW 2010 (Telegrafia)

CR6A - Indicativo de chamada (à data) do Algarve S.T.A.R. DX Team


Decorria os finais do ano de 2009, onde no ano anterior (2008) eu e o Gonçalo CT1GPQ tínhamos participado neste concurso a partir da Ilha das Flores nos Açores, com um resultado bastante aceitável.

Já escrevi um post sobre este concurso.

https://ct1gfk.blogspot.com/2020/11/cu8a-2008-cqww-160m-cw-dream-team.html

Em 2009 estava tudo preparado para voltarmos aos Açores, com a mesma equipa e tentarmos superar o score do ano anterior. No último dia de aulas do primeiro período, no decorrer de uma aulinha com os meus alunos, cai e parti o braço direito. Cúbito e Rádio foram "à vida"... gesso até ao ombro, lá se foi o concurso que se realiza em janeiro.

O CT1GPQ foi para os Açores e eu fiquei em terra, como se diz em Olhão. A coisa não correu lá muito bem, pois como é sabido na Ilha das Flores na zona do farol do Albarnaz, o vento quando lhe dá, dá mesmo... nunca tinha visto coisa igual! Mais uma vez partiu as antenas todas e a equipa teve que inventar à última da hora... e não é assim que se ganham concursos.

Posto isto, e voltando aos finais do ano 2009, eu e o CT1GPQ tentámos colocar em prática o que aprendemos nos Açores com os dois mestres (CU8AS, Antº Madeira e HB9CRV, Hermann Stein... a marca de pianos STEINway & Sons diz-vos alguma coisa???) com quem aprendi muito do que sei relativamente a concursos e expedições. Criámos a nossa equipa habitual, CT1GFK, CT1GPQ, CT1IUA e CT1EHX. Faltava o CT2IHP para ficar no ponto.


Montámos uma antena vertical de 40m de altura para Emissão (TX) no Cerro da Goldra com a ajuda de uma torre de 50m que lá existe. Em paralelo montámos duas antenas Beverage com cerca de 160m de comprimento cada uma. Uma em direção aos USA, outra em direção à Europa. Muito mato cortámos para conseguirmos passar os fios que ficavam mais ou menos 1,5m de altura.

No meio disto tudo, numa tarde durante a semana antes do concurso, o parvo do CT1GFK manda uma "marrada" num ferro da porta da estação. Resultado, CT1GFK e CT1GPQ a caminho do Hospital de Faro com o GFK com a cabeça toda aberta....


Tudo montado, tudo pronto. CR6A, o indicativo de chamada que usávamos nas nossas atividade. Concorremos na categoria Multi-Operator, Single-Transmiter (MS). E o Código Morse a bombar...


Começou o concurso às 22h de sexta-feira. Tudo corria bem até que... o AL-1500 deu o estalo. Ficámos sem amplificador, logo sem potência. Ainda nos aguentámos à bronca enquanto, de madrugada e ao telefone, o GPQ ia recebendo instruções de quem percebe da poda para resolver o problema. Problema resolvido mas com influência, muita influência no resultado final.

Faltava o HB9CRV, Hermann Stein para  tratar do assunto logo ali, como tantas vezes tratou nos Açores por exemplo.




Ainda fizemos 1074, com 69 países diferentes e 53 estados Americanos/Canadianos.
A ideia seria continuar colocar em prática as aprendizagens dos anos anteriores e ir aperfeiçoando as coisas, mas  o local onde conseguíamos montar uma antena com 40m de altura ficou indisponível.
É a vida...

73
Antº Guerreiro - CT1GFK, CU8AT



Sem comentários:

Enviar um comentário