Os "CTs" saíram da toca...
Entenda-se por "CTs" os radioamadores Portugueses.
Assim como eu, sai novamente da toca, mas andei fora da toca mto tempo e muitas vezes.
Atualmente, acho graça (graça=satisfação) à quantidade de CTs que vejo no rádio todos os dias.
O que me entristece é que só os vejo em FT8, ou seja, no modo da "malandragem" onde os skills não fazem qualquer diferença.
Sou radioamador há 26 anos e sempre andei no mundo do DX. Não me recordo de ver nem 1/10 dos radioamadores portugueses que vejo atualmente e a grande maioria deles têm bastantes mais anos que eu de radioamadorismo. E eu "só" estive afastado meia dúzia de anos.
Eu também faço FT8. Gosto do modo? Nem por isso, mas levo horas a chamar em CW, em RTTY e não pinga ninguém. Anda tudo no FT8. Porquê? Simples, o computador substitui-me em frente ao rádio. Não tenho que empregar a totalidade do meu tempo e atenção ao rádio. Faço outras coisas enquanto o PC vai trabalhando por mim.
É triste. Mas, felizmente ainda há uns concursos em CW, em RTTY, em SSB onde se conseguem fazer uns contactos engraçados. Noutros tempos, haviam e há os que largam raios e coriscos aos concursos. Os concursos são a safa dos tempos atuais para quem gosta de estar uns tempos ao rádio de volta dos apitos e afins... Engraçado não é?
Mas, voltando ao engraçado e à piada da coisa, enquanto estava a escrever estes disparates vi o VP8 (Falklands ou Malvinas) em 12m FT8. Meti o PC a chamar por mim e quando terminei de escrever olhei para o monitor e o contacto estava feito. Brilhante, não é? Como eu começo a entender o porquê de tanto CT no rádio...em FT8!!!!
Que fiquei claro que não estou armado em parvo e que não sou melhor que ninguém. Eu entro neste roll de CTs como acabei de exemplificar.
Um vídeo que fiz há uns tempos
73s
Antº Guerreiro - CT1GFK CU8AT
Se o FT8 for maneira de aumentar o número de CTs nas bandas. Venha ele!
ResponderEliminarSe for, não. É! ;)
ResponderEliminar