segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Balanço de 2023!

Balanço de 2023!

Posso dizer que 2023 foi um bom ano de rádio.

Foi o ano, em que ao fim de não sei quantos anos, as minhas antenas vieram recordar o cheiro da terra pelo que inicio o ano de 2024 sem um sistema irradiante considerado minimamente decente. Desta, o CT1GFK vai provar o veneno que andou a lançar ao longo destes anos, apelidando de "Tónecas" aqueles que são "Tónecas" como é o caso do CT1GFK neste momento.

Será caso para dizer: "O CT1GFK está Tónecas". Em inglês e Frances não, mas em Português, ser é diferente de estar, ok? 😁😁

Mas voltando ao que interessa, o ano de 2023 correu relativamente bem. Foi o ano civil em que contactei o maior número de países (DXCC ok?) diferentes. Foram 265!

Foi também um ano em que o meu modo de eleição, o CW (Continuous Wave) onde se utiliza o Código Morse em telegrafia como linguagem, foi o mais utilizado na minha estação de radioamador.

O número de contactos realizados ficou-se mais ou menos idêntico ao ano anterior, cerca de 10600. A diferença está no número de DXCC contactados que foi maior e o modo utilizado em que o CW prevaleceu como já referi.

Resumo dos contactos realizados durante o ano de 2023 pela estação CT1GFK. CW=Telegrafia; Phone= Fonia; DATA= FT8, FT4 (ou seja MM), RTTY, PSK...

Os modos digitais entraram com força e vieram para ficar, nomeadamente o FT8 e o FT4, mas principalmente o FT8, modos estes que em tom de brincadeira chamo de MM (Modos da Malandragem) onde o PC substitui quase por completo o Homem radioamador e liberta-o de qualquer Skill, ou seja, promovem o "Tónecagem" e a "Tónequice".

Mas calma, eu também sou "Tóneca". Já o era nas antenas e também sou no MM. Sim, porque eu também faço FT8 e FT4. A diferença é que tento que os modos tradicionais e principalmente o meu preferido não morram nem caiam no esquecimento. Isto é importante para mim, mas pode não ser para outros e como tal respeito as opções de cada um, tal como cada um respeita as minhas. É uma das grandes vantagem deste hobby, tem lugar para todos!!!

Fico pensativo quando analiso resultados/valores/números de colegas radioamadores amigos meus, que conheço pessoalmente, outros nem por isso, que sei que são excelentes operadores de modos tradicionais como USB, LSB e CW (porque nem todos são excelentes operadores de CW. Eu não sou, por exemplo) apresentarem números de 90 a muitos porcento de contactos realizados em MM (Modos da Malandragem). Desistiram de "viver" e deram o lugar às máquinas? Se não existissem os MM, teriam já desistido do rádio como eu desisti por uns bons anos???? Humm....

O ano de 2023 de um colega radioamador e meu amigo, que como é obvio não identifico, mas que se vai desmanchar a rir quando ler isto...

Para terminar, digo apenas que todos temos a nossa dose de "Tónequice" e que sem "Tónequices" tudo era possível mas não era certamente a mesma coisa.

Façam o favor de serem felizes ;)

73s

Antº Guerreiro - CT1GFK



Sem comentários:

Enviar um comentário