domingo, 3 de abril de 2011

CR5ED new one...

Estava anunciada para hoje a activação da Reserva Natural do Estuário do Douro, a última e a mais recente referência para o DPRN-CTFF***, logo para o WFF Flora & Fauna.
O indicativo anunciado é CR5ED e a referência CTFF-049.
CT1EFS, Paulo Campos contactou-me por email ha já algum tempo a informar que a actividade se iria realizar.

CTFF-049, uma história...
Diga-se que se esta referência existe, a CT1EFS se deve. Foi o Paulo que recolheu toda a informação necessária para a introdução desta reserva nas listagens do WFF e por inerência no DPRN-CTFF. Também daqui lhe deixo o meu obrigado em nome de todos os radioamadores que se interessam pelas referências WFF.
Depois do CT1EFS me ter enviado toda a documentação, eu como representante autorizado do WFF para Portugal e enquanto manager do DPRN-CTFF tratei de conseguir que a referência fosse atribuída.
Levou uns meses mas foi atribuída e a primeira pessoa a seguir a mim a ter conhecimento disso foi precisamente CT1EFS que desde logo me disse que assim que possível a referência seria activada. E foi...
Não posso deixar de agradecer também a alguém (que sabe quem é) que depois de eu explicar a história da referência, teve o bom senso de permitir que a primeira activação fosse por parte de CT1EFS e Cia, pois sei muito bem que a referência teria sido activada na primeira semana, caso essa pessoa(s) não fosse quem é.

Mas a referência ser activada não é tudo. Então e trabalha-la?? Foi um problema!!
Estavam no ar há já algum tempo, mas 20m e 17m do Porto para  Olhão não funciona lá muito bem.
Estava em stand by na frequência 14.242 e só escutava a Europa a trabalhar a expedição, agora eles não chegavam nadinha. Por ali fiquei.
Daí a pouco comecei a escutar baixinho, quase a nível de ruído, mas perceptível. Liguei o linear que estava desligado, mas o bandido ainda leva uns minutos a aquecer. Já devia estar ligado, mas prontos! Quando o linear ficou OP deixei de os escutar novamente. Muitas vezes a diferença entre fazer ou não fazer os contactos está precisamente nestes minutinhos. Enquanto o linear aquecia ía ouvindo o CT1EEC a tentar a sua sorte enquanto o sinal de CR5ED era perceptível. Deixou-se de ouvir e o CT1EEC também se calou.

Passados uns minutos o sinal voltou a dar um pouco de sua graça, mas pior do que anteriormente. Com o linear ligado foi tiro e queda. Escutaram-me bem embora eu tivesse enorme dificuldade em os perceber. Depois do contacto realizado, o PT7ZT que estava na frequência pediu-me para subir 3 KHz e lá ficámos uns minutos na amena cavaqueira.
Para um domingo, foi o único contacto que fiz. Para a semana há mais pois o CT1CQK vai para o Estuário do Tejo que também é new one para mim.

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK - CU8AT


*** Um dia destes escrevo um post apenas sobre o DPRN-CTFF

Sem comentários:

Enviar um comentário