terça-feira, 8 de março de 2011

10 metros a bombar

Terça-feira, 8 Março 2011

Uma tarde de Carnaval chuvosa, nada melhor que ficar em casa.
Ao ligar os cabos das antenas que estavam desligados devido à forte trovoada que se abateu por estas zonas durante toda a noite e manhã e ao ligar o DX Cluster apercebi-me de grande movimentação nos 10 metros (28Mhz).

Como entusiasta da telegrafia, lá procurei uma frequência livre no segmento mais utilizado neste modo de emissão. 28023 Mhz!
Não foi preciso chamar muito para se formar um pileup engraçado e algo difícil de gerir. A constante falta de respeito por quem faz running e por quem tenta a todo custo realizar o contacto faz com que as estações se atropelem umas às outras. Nada de grave, mas por vezes aborrece!
Por momentos gerou-se alguma confusão por operadores menos pacientes que ao chegarem à frequência e se depararem com um pequeno pileup mesmo sem saberem quem está a chamar, querem que o operador da estação DX (que neste caso não era DX nenhum, era eu) lhes reponda imediatamente à sua pergunta tipo:"CALL?" ou qualquer coisa do género. Com isto interrompem o bom funcionamento e ordem do pileup.
Por azar, estes vulgarmente chamados de LIDS chegam sempre bem e com sinais superiores ao outros e das duas três, ou lhe respondia ou calava-me. Optei pela segunda.
Como bom LID que era lá ficou ele pacientemente à espera que eu voltasse (aqui já teve paciência) para voltar a fazer das suas. Solução: Ficou a "falar" sozinho!

Fui tentar o FM. Já há uns anos que não faço uns contactos em FM. Chamei, chamei, chamei e apenas apareceu um colega estrangeiro mas a viver em Portugal a escassos 30km daqui. Ninguém mais!

Faltava experimentar SSB. Lá procurei uma nova frequência que não estivesse em uso - 28465 Mhz!
Rapidamente se juntou ali uma data de malta. Estações romenas eram aos pontapés. Fiz mais de 10 de seguida nuns escassos 3 minutos.

Entretanto saiu um spot no DX Cluster de VP9 (Bermudas) em 10 metros CW. Seria "new one" para mim e lá fui tentar a minha sorte. Não escutei nada e voltei à "minha" frequência em SSB, mas ... já estava ocupada!

Resultado de uma horinha nos 10 metros: 55 contactos para SM, UA, UT, LZ, OH, LY, ES, OZ, 4Z, SP, OM, HA, SV, CT, PY e YO.

Pode ser que ainda se faça mais qualquer coisa hoje.

73's
Antº Guerreiro, CT1GFK, CU8AT

Sem comentários:

Enviar um comentário