sábado, 12 de março de 2022

As minhas meninas vêm abaixo brevemente

As minhas meninas vêm abaixo brevemente 

Pois é... está para breve o QRT por tempo indeterminado. As antenas precisam de manutenção, a torre precisa de manutenção e até eu, preciso de manutenção.





Já nem me recordo bem ,mas creio que desde 2005 ou 2006 que estas antenas não sabem o que é um bocadinho de massa consistente daquela de grafite nem o que é um aperto num parafuso ou rebite .

Está na hora de fazer alguma coisa antes que tenha algum desgosto. O problema é que a torre é alta e as antenas enormes. Para quem não tem  a noção, aquela antena de baixo tem 7 metros de largura por 15 de comprimento.

73s
Antº Guerreiro - CT1GFK, CU8AT

sexta-feira, 4 de março de 2022

CT1GFK - #1 no CLUBLOG

 CT1GFK - #1 no CLUBLOG


Já algumas vezes fiz referência ao site CLUBLOG (www.clublog.org), que é um site onde muitos (não todos, mas a grande maioria) dos radioamadores mundiais que se dedicam a comunicações de longa distância colocam as suas listagens (Logs) dos contatos que realizam no seu dia-a-dia de atividade no rádio.

Este site promove uma série de estatísticas interessantes que valem o que valem, ou seja, NADA.

Dentro das diversas estatísticas há uma que está disponível logo na página principal do site sem recorrer a qualquer menu. É a estatística "Most active callsigns" que nos mostra os 10 radioamadores a nível global, ou seja, mundial, que nos últimos 15 dias conseguiram contactar com o maior número de países diferentes.


Para os leigos na matéria, os 10 radioamadores no TOP10 de hoje são: 1º um Português (eu), 2º um Americano, 3º um Brasileiro, 4º um Australiano, 5º um Grego, 6º um Dinamarquês, 7º um Italiano, 8º um francês, 9º e 10º outros Americanos.
É uma estatística global como facilmente se depreende.
Pode acontecer que amanhã nem na listagem apareça, mas hoje, pelo menos hoje, o #1 é TUGA.


Este TOP10 não é fácil de alcançar e é ainda mais difícil de se manter uma vez que há bastantes países que apenas um ou dois radioamadores estão ativos e ao contacta-los hoje, passados 15 dias, já não entram na estatística para mim e como é óbvio não os vou contactar novamente pois seria um contacto repetido, DUPE como chamamos no mundo dos radioamadores e os DUPES são sempre de evitar. Por vezes acontecem mas sempre que possível não os faço.

Depois de andar 2 ou 3 semanas neste TOP10 nos lugares medianos, hoje, ao abrir o site verifico que estou em #1. Na verdade isto não conta para nada, mas é sempre agradável vermos o nosso indicativo de chamada lá em cima.



Outras estatísticas disponíveis e bastante interessantes são por exemplo o número de países contatados durante o ano, neste caso 2022.
Tenho 184 países diferentes contatados desde 01.Jan.2022 o que faz com que esteja em #9 Europeu e 40 e tal mundial.... a malta trabalha e não pode estar sempre no rádio a "caçar" tudo o que mexe.


Sei que há radioamadores que são utilizadores habituais deste site, portugueses inclusive, que ainda não colocaram a sua lista de contatos realizados no referido site e que muito facilmente se colocam nos TOP de tudo. Força nisso.

Para mim, estas brincadeiras vão durar pouco. Brevemente, muito brevemente, as antenas e a torre vêm abaixo. Manutenção precisa-se.

73's Antº Guerreiro - CT1GFK, CU8AT