sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Market Reef (OJ0) - DXCC why?

 Market Reef (OJ0) - DXCC why?


De quando em vez lembro-me disto e hoje resolvi perguntar, ou deixar a pergunta no ar aos meus amigos radioamadores. Informo desde já que a razão desta(s) pergunta(s) deve-se unicamente ao facto de desconhecer a resposta.

 

Então é assim:

Quem anda no mundo do radioamadorismo e tem gosto pelo contacto a longa distância, contacto que que afirma apenas por isso mesmo, escutar, ser escutado e ter uma confirmação disso, sabe que existem neste momento 340 entidades DXCC. (1)

Há algumas entidades que não percebo porque o são e  outras que não são e que na minha opinião deveriam ser.

Aquelas que me levantam mais dúvidas são a Aland Isl. (OH0) e Market Reff (OJ0) que se situam entre a Suécia e a Finlândia. A primeira é uma Região Autónoma da Finlandia e a segunda é um pedaço de pedra sem habitantes, com um farol automático e que é dividida pela Suécia e pela Finlândia e é mais nesta que a minha questão permanece. Porque é Market Reff uma entidade DXCC???


A Aland Isl. até faço um esforço para compreender, Região Autónoma, tal como as Ilhas Baleares ou a Ilha de Man… agora  Market Reef????


Market Reef poderia ser comparada com a Ilha Espaniola que é dividida pela República Dominica e pelo Haiti ou com St. Martin/Saint Marteen. Uma mesma ilha, dividida com fronteira e jurisdição de dois países diferentes. A diferença é que Markeet Reef está demasiado perto dos seus países e (até explicação em contrário) a parte Sueca deveria ser Suécia (SM) e a parte Finlandesa deveria ser Aland (OH0) e não ser propriamente uma entidade própria e independente das outras duas.


Alguém tem conhecimento do porquê desta situação específica? Ou de outras semelhantes?

É que há situações em que o continente é diferente, mas aqui não é o caso. Já a Turquia tem a parte europeia e não é por isso que tem um DXCC diferente.

 

Assim sendo, e a título de brincadeira,  leva-me a pensar que se a Ilha da Culatra (EU145) mais a Ilha da Armona fossem uma Região Autónoma, seria uma entidade DXCC. Será aqui que temos o prefixo XX1??... “XX1X listen up 5 to 200 QRZ?”


73 de Antº Guerreiro

CT1GFK 


(1(1)   Entidade DXCC, que nós no mundo do radioamadorismo chamamos de país, não tem que ser um país. No nosso caso, Portugal é um país, mas tem 3 entidades DXCC, Portugal propriamente dito, Madeira e Açores. Todos estes 3 DXCC são o mesmo país, mas a nível de comunicação são 3 “países” diferentes.


quarta-feira, 4 de setembro de 2024

IOTA Contest 2024 - Resultados

 IOTA Contest 2024 - Resultados


É que nem de propósito. Após o vídeo e uma breve explicação do concurso das "ilhas", passados 2 dias saem os resultados.

Ficámos em 2º lugar na nossa categoria, ou seja,  ficámos em 2º lugar de todas as estações que foram montadas propositadamente para participar neste concurso (expedition) , com o máximo 100w de potência de saída (LP) e apenas com um rádio em modo "Running" (M1). 

A estação que ganhou não deu a menor hipótese a ninguém, nem às estações que operaram com 1500w de potência de saída (HP) nem às estações com dois rádios em modo "Running" (M2). Foi uma estação Croata que "rebentou" com isto tudo... e diga-se, muito bem rebentado. Foram "artilhados até às orelhas" (como se diz aqui), mas de forma legal e a cumprir os regulamentos do concurso. Parabéns a eles.

Fica o nosso diploma, que é aquilo que ganhamos quando fazemos um bom resultado, como foi o caso.


Obrigado a todos os que permitiram esta nossa participação, a única Portuguesa por sinal.
Fica o link para os resultados completos: -AQUI-

73 de Antº Guerreiro

CT1GFK

domingo, 1 de setembro de 2024

CQ7OTA - IOTA Contest 2024

 CQ7OTA - IOTA Contest 2024


Fica o vídeo da nossa participação no concurso I.O.T.A. (Islands On The Air) 2024.



Resumo da nossa participação:

Indicativo de chamada: CQ7OTA

Local: Escola da Ilha da Culatra

Categoria a que concorremos: 

  • Modo Expedição - Toda a estação, incluindo antenas, foi montada propositadamente para o evento. Nenhuma torre ou mastro existente foi usado nas antenas.
  • Baixa Potência - Potência debitada apenas pelos rádio - 100w
  • Multi Operador - CT1ERY, CT1GFK, CT2GFJ, CT2IHP
  • Multi Banda - 80m, 40m, 20m, 15m e 10m 
  • Multi Modo - SSB (Fonia) e CW (Telegrafia)
O concurso consiste em tentar contactar o maior número estações de radioamador possíveis (de preferência instaladas em ilhas) durante 24h. Em todo o Algarve, apenas a Ilha da Culatra é eligível como ilha para este concurso.
Cada contato realizado com uma ilha vale 15 pontos. Cada contacto realizado sem ser ilha vale 5 pontos. A pontuação final é a multiplicação do número total de pontos pelo número total de ilhas.
Cada estação (ilha ou não) pode ser contatada uma vez por banda e por modo, ou seja, nós Ilha da Culatra podiamos multiplicar os pontos das outras estações 10x (se nos contatassem nas 5 bandas nos 2 modos).
Todas as antenas foram construídas por nós.
O resultado em pontos não era o mais importante para nós. No entanto, estamos em crer que fizémos um bom resultado. Pelo menos duplicámos o número de pontos relativamente ao ano passado.
A camaradagem e o divertimento já ninguém nos tira.

73 de Antº Guerreiro
CT1GFK